sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O decepcionante Deus que creio


"Sinto decepcionar, mas o Deus que creio não é bipolar. Não nos oferece vida, amor e perdão nos nossos poucos anos aqui na terra para depois, quando morrermos, nos condenar eternamente à dor, castigos, aflições e agonias. Não pode ser compassivo e cuidadoso e, num piscar de olhos, ser cruel, torturador e vingativo. Esse Deus é instável, psicologicamente insuportável, assustador e traumatizante. 

Sinto decepcionar, mas o Deus que creio não desce do céu em carros de fogo com milhares de anjos pra guerrear com um inimigo imaginário. Muito menos financia guerras "santas", Cruzadas ou uma guerra no Iraque. Nem pede dinheiro para começar a agir ou realizar milagres. Deus "batalha" com o diálogo, fatiga-se na dialética, transpassa a barriga com uma palavra de amor, que rasga o corpo pela doçura de seu carinho.

Sinto decepcionar, mas o Deus que creio não criou e determinou tudo. Não deixou carmas, castas ou destinos. O Deus que creio quer que façamos parte da criação, que sejamos colaboradores da construção da história. Ele não tem um plano pra nós, mas faz do nosso um dos seus. Esse Deus nos estimula a viver, a ser, a tornarmos, a transformarmo-nos em protagonistas. Então, entra a chamada salvação e o céu. Ambos aqui na Terra. Deus nos incentiva a vivermos uma vida "salva" aqui e agora e a compartilhá-la. Uma vida cheia  de princípios corretos e que a tornam mais prazerosa e bela, de forma a trazer o céu para cá, para este momento.

Sinto decepcionar, mas o Deus que creio não se revela numa só religião, numa só interpretação bíblica e muito menos só na bíblia. Deus é muito maior que qualquer hermenêutica, cultura ou credo. O Deus que creio se revela em qualquer um, em Buda, Maomé, Alá, deuses indígenas. É encontrado num ateu, que faz doações, que vai à periferia, que visita hospitais, não num evangélico que fica realizando milagres a torto e à direita. O Deus que creio está para além dele mesmo.

Sinto decepcionar, mas o Deus que creio não tosa nossa vida, não nos reprime. Creio em um Deus hedonista, que tem prazer nas pequenas coisas e que sabe apreciar uma pipoca com refrigerante, um bom vinho com queijo, uma cerveja com amendoim, um livro do Fernando Pessoa, uma música do Djavan, uma conversa franca, um abraço sincero, um discreto sorriso ou um simples olhar. Creio que Deus se manifesta nos deleites da vida e, por isso, devemos vivê-la plenamente, e não ficar colocando cercas ao nosso redor, com medo de “pecar”. Devemos abrir novos caminhos e apreciar o viver. Sigo Rob Bell, “Viver é gozar do bom mundo de Deus”.

Enfim, estou cansado dessa visão rasa do evangelho, de Deus e da vida. O Deus que creio é o(s) caminho(s) e quer nos fazer entender a vida de forma mais pura, sensata e na sua essência. Ele não faz acepção de pessoas, quer relacionar-se com todos nós, nos procura como estamos.
O Deus que creio decepciona a muitos. Graças a Deus!"

20 comentários:

  1. " Deus é muito maior que qualquer hermenêutica, cultura ou credo."

    Essa frase expressou exatamente o que eu sinto em relação a Deus.
    Seu texto é muito bom, foi um dos textos mais esclarecidos e bem escritos que eu já li sobre esse assunto. E eu concordo plenamente com você.
    Continue assim. ;*

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Aline e Andreia! Espero que essas reflexões sejam capazes de nos tornar mais geradores de vida!

    ResponderExcluir
  3. Concordo demais, adorei teu texxto, Piero :)

    ResponderExcluir
  4. "Deus "batalha" com o diálogo, fatiga-se na dialética, transpassa a barriga com uma palavra de amor, que rasga o corpo pela doçura de seu carinho."
    É isso!!! ;)

    ResponderExcluir
  5. E não é esta a história contada na Bíblia? De gente que se decepciona com seu Deus, de um Deus que se decepciona com sua gente? De tanto que se querem e se amam? E se afetam?
    Muito bom, Piero. Cheguei aqui porque o lobby foi grande. Valeu a pena.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Piero. É preciso muita coragem para levantar e falar o que pensa. Porém, é preciso muito mais coragem para sentar e ouvir o que os outros pensam... Para as pessoas que tem a convicção e fé de que vivem verdadeiramente com DEUS ou que pelo menos tentam com todas as suas forças purificar o seu coração para que possa ser a morada do Espírito Santo. Ou ainda, reconhecem as suas fraquezas, mas querem mudar e para isso pedem a ajuda do Pai eterno.. Quem honra a DEUS será honrado por ELE ♥
    Enfim, texto muuito bom continue assim

    ResponderExcluir
  7. Guta, muito obrigado pelas palavras! Você sabe da importância da sua opinião pra mim!

    Pri, igualmente agradeço!

    ResponderExcluir
  8. Elienai, não tenho palavras pra agradecer sua visita (in)esperada. Hehe

    Fico muito honrado com suas palavras. E acho que o objetivo é esse: fazer as pessoas entenderem que a vida da bíblia, as suas histórias e a nossa vida são normais. Cotidianas, e não extraordinárias. E é isso que a torna mais bela e clara.

    Sinta-se em casa, seja bem vindo e volte sempre!

    ResponderExcluir
  9. Celebremos! Por uma vida mais bela, Clara e cheia de afeto. (:

    ResponderExcluir
  10. Gostei. Parabéns pelo texto provoca sinceras e transformadoras reflexões

    ResponderExcluir
  11. Entendo e concordo 100%, mas acho o texto muito perigoso. Em alguns lugares eu falaria exatamente isso, sabedor da capacidade de entendimento do grupo, na internet eu colocaria de outra forma. abraços.

    ResponderExcluir
  12. Hugo Rafael, também entendo seu ponto de vista. Entretanto, expus na internet pois acho que esse assunto ainda tem de ser muito falado, ouvido e debatido. Só assim cresceremos. Busco ouvir opiniões diferentes e críticas também.
    Ainda bem que sou um pouco despudorado, assim não tenho medo de expor minhas ideias. hehe

    Agradeço o comentário. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  13. Eu acho q você é um perturbado, provavelmente é desses q acha q tem a mente aberta. Pff

    ResponderExcluir
  14. Um viva aos "pertubados que acham que tem a mente aberta"!
    Legal Piero, dei valor. =]

    ResponderExcluir
  15. Caríssimo amigo Piero, conquanto admita que seu texto está muito bom e serve a reflaxão, também o faço para dizer que discordo veementemente do retrato exposto, nas suas palavras, do Deus da Bíblia, uma vez que a essência Dsse Deus não é exatamente como se coloca ou como alguns homens expressam em seu agir. Entretanto, somos amigos - cada vez mais, espero - e sempre que pudermos estaremos trocando ideias acerca do assunto. Vejo que você é muito perspicaz e tem uma mente brilhante.
    Grande abraço e perdoe-me pela exposição da divergência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me Piero, não saiu minha ID. Sou o Emanuel Vieira (da faculdade).

      Excluir
    2. Que é isso, cara! Eu gosto é quando discordam mesmo, aí e que aprendo mais! A dialética é mais gostosa que a concordância.

      Temos que conversar!

      Abração!

      Excluir